Água Dura

A Dureza da água é a propriedade relacionada com a  presença de sais de Cálcio e Magnésio. É a determinação da concentração em mg/L dos catiões Cálcio (Ca2+) e Magnésio( Mg2+) que caracteriza a dureza de uma água.

Água muito Macia —->0 a 70 mg/L`

Água Macia —-> 70 a 135 mg/L

Água de Dureza média —->135 a 200 mg/L

Água Dura —->200 a 350 mg/L

Água muito Dura —-> mais de 350 mg/L

A classificação em território nacional pode-se ver no seguinte mapa:

mapaagua

Créditos da imagem: http://web.educom.pt/~pr1258/8ano/a3_solubilidade8ano.htm

Proponho-vos o seguinte desafio: Comparem a concentração em catiões cálcio e magnésio, através dos rótulos nas embalagens, de várias águas comerciais. Deste modo poderão classificar, quanto à dureza, as águas que normalmente bebemos.

23 responses to “Água Dura

  1. A minha mãe disse que a água de Moura é das mais duras de Portugal.. é verdade?

  2. josé miguel rodrigues

    beber água da torneira faz mal???
    é que se fizer eu estou tramado. maior parte da água que bebo é da torneira

  3. Eu também bebo muito água da torneira, e nunca tive um problema assim… só nos devemos começar a preocupar, quando formos um pouco mais velhos. !

    ^^,

  4. eu não bebo muita .. só nos cafés , é que peço um copo com água , e eles dão sempre da torneira. mas também não se davam ao trabalho de tirar uma garrafa e além disso gastavam dinheiro😛

  5. Professor quando numa varea do nosso pais existem aguas duras é porque é muito concentrada em ácido??🙂

  6. não percebo muito bem isto ..

  7. Eu percebo tenho o livro [(preparar para testes, 8º ano, Fisico-Quimicas) á venda em papelarias] e está lá a explicar tudo, fui estudar com a Rita Agostinho, e tirámos as duvidas que tinhamos uma com a outra, mesmo assim, ambas não sabiamos duas perguntas do Tpc, depois amanhã perguntamos ao professor.

  8. MEsmo assim ainda quero fazer uma pergunta que é: Quando As moléculas são pouco soluvéis, metesse que estão no qual estado? Sólido ou Aquoso?

  9. Cá em portugal, não existem aguas muito duras nem muito macias.. ! :s

  10. não percebo muito bem isto mas a dureza deve-se à concentração dos iões magnésio e cálcio. mas e se for macia como é ? tem menos concentração de iões magnésios e assim ? :s

    • É assim mesmo Beatriz. A concentração em iões cálcio e magnésio influencia a dureza da água. O termo macia significa que a concentração destes iões é pequena.

  11. Obrigado professor , agora já percebi ..🙂

  12. por exemplo aqui na nossa zora do alentejo são aguas duras certo ?

  13. é preciso levar folha de teste ?

  14. professor eu nao precebo muito bem isso das aguas duras e moles e deve sair no teste… Podia me esplicar?

  15. professor mesmo com essa esplicaçao que voce deu à beatriz eu nao estou a preceber muito bem isso.

    • Olá Baganha,
      A concentração em iões cálcio e magnésio é a forma de classificar a dureza de uma água. Quanto maior for a concentração destes iões na água mais dura ela é.
      os intervalos de classificação estão no Post Água Dura.🙂

  16. vocés são todos da mesma turma?
    UUUUUaaaaauuuuu.
    isto é fixe 🙂

Deixe uma Resposta

