Ai que eu vou caiiiiiiiiirr

Olhem só o pânico da Mafalda, e como ela resolveu o medo de cair no abismo do espaço!

Mas qual é a explicação para o facto de tudo estar a ser puxado para a Terra?

Teremos de começar a investigar desde o príncipio. Os gregos acreditavam que a explicação estava no comportamento natural dos quatro elementos: Ar, Fogo, Água e Terra.

O Ar e o Fogo subiam, eram voláteis. A Água e a Terra caíam naturalmente para o chão. Esta explicação é sensorial, isto é, os nossos sentidos justificam assim o comportamento de tudo o que nos rodeia.

Até que, no Sec. XVII, Sir Isaac Newton encontrou uma melhor explicação para o comportamento dos corpos.

“Os corpos atraem-se mutuamente”

E chegou à seguinte relação matemática: F α 1/d²

O valor da força de atracção entre os corpos é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os seus centros.

Por enquanto, como primeira abordagem, podemos generalizar esta interacção entre corpos e chamar-lhe: Força gravítica ou Peso.

Para desafio proponho-vos o seguinte: Desenhem uma circunferência com o seu centro, depois representem, através de um desenho simples, uma pessoa em duas posições diametralmente opostas. Agora, a partir do centro da pessoa, desenhem uma seta, para representar o peso da pessoa, com as seguintes características: dirigida para o centro da circunferência e com o mesmo tamanho em ambas as situações. Descubram as características desta seta (que representa o peso da pessoa).

7 responses to “Ai que eu vou caiiiiiiiiirr

  1. não precebi aquilo da mafalda!!!

    • Boas João,
      Ainda bem que te interessas pelos meus posts. Nós ainda vamos abordar esse tema nas aulas. Depois vais ver que as coisas começam a fazer sentido.

  2. olá professor. eu acho que representa que é no centro de massa do nosso corpo que se representa a seta que indica o peso do corpo, pois, o nosso peso, é igual á massa x o campo gravitico.. não é? ou será que me stou a confudir toda como de costume?

  3. professor responda me lá que eu não quero ir com dúvidas amanhã…! :p

  4. Respondo a quê?

  5. á pergunta que eu lhe fiz no dia 28.

Deixe uma Resposta

