Caem ao mesmo tempo…na Lua. E na Terra?

Em 1971 os atronautas realizaram uma experiência fascinante (entre outras). Deixaram cair um martelo de metal e uma pena de falcão da mesma altura. Vejam como foi,

Eiiiiiiii! Caíram ao mesmo tempo.

Se realizares esta experiência cá, na Terra, qual chegará primeiro: o martelo ou a pena?

10 responses to “Caem ao mesmo tempo…na Lua. E na Terra?

  1. De certeza que vai ser o martelo a cair primeiro na terra , mas na lua isto já não se repete a pena e o martelo caiem no chão ao mesmo tempo .
    A explicação para isto é que como a lua não tem uma força gravitica como a da terra sendo assim o martelo e a pena caiem no chão ao mesmo tempo . ( Não sei se tá certo :S )

  2. Não está correcto dizeres que na Lua os objectos não ficam sujeitos a uma força gravítica. Lá também existe campo gravítico gerado pela Lua. Mas é 1/6 do gT.
    Na Lua não existe atmosfera. Esta ausência de partículas que friccionem nos objectos faz com que estes caiam em simultâneo. Mas na Terra isso já não acontece. Porque existe atmosfera. E agora a friccção entre os objectos e as partículas da atmosfera influencia a forma como os objectos caem.
    Faz a seguinte experiência: Corta um bocadinho de papel de uma folha do caderno e num livro. Deixa-os cair da mesma altura. Depois repete a experiência mas coloca o papelinho sobre o livro.
    Diz-me quais foram as tuas observações.

  3. olá professor. eu só queria que o professor me disesse qual é a matéria que sai para o teste, visto que já não tmos nenhuma aula antes deste! beijinhos.

    • Olá Sara,
      Ainda vamos ter meio bloco antes do teste.
      Como vos disse ontem sai desde as aulas do dia 6. Orientação e localização, campo magnético e campo gravítico. Tudo o que está no caderno, desde o dia 6, é importante para o teste.
      Tenta realizar os desafios que estão no blog sobre esta matéria.
      🙂

  4. olhe professor eu ia tentar responder a este post mas como eu já vi a sua resposta sobre ele, ao henrique, depois o professor pensa que eu copiei e fica sem saber se eu sei ou não…🙂 mas também ja fiz a experiência e o professor tem razão.

  5. Quando eu ponho o papelinho em cima do liovro caem ao mesmo tempo mas quando os deixo cair da mesma altura mas um em cada mão isso já não acontece.

  6. olha profesd
    sor desculpa estar a massá mlo mais uma vez mas eu não to a conseguir fazer o exercicio que o professor mandou para casa…😦

  7. enganei me, é: «olhe professor…»

  8. Desculpe, mas há um pequeno equívoco: a primeira missão à Lua foi Apollo 11 em 20/07/1969. O experimento em questão foi realizado pelos tripulantes da Apollo 15 que foi a primeira missão a utilizar o jipe lunar Falcon. O lançamento foi em 26/07/1971 e o retorno à terra em 07/08/1971.

    • Obrigado pela correcção Takeshi. Gosta do meu blog? Tento ser o mais correcto possível, e sempre que alguém dá a sua opinião tento rever o que escrevi e corrigir. Espero sempre pelos seus comentários.

      Francisco Caeiro

Deixe uma Resposta

