A Natasha determina a que distância está a Trovoada

Numa tentativa para determinar a distância entre uma trovoada e a escola, num dia em que a temperatura era de +5 oC, a Natasha mediu 10 s para o intervalo de tempo entre o brilho do relâmpago e o ruído do trovão. A Natasha, para efectuar os cálculos, consultou numa tabela (como a que está ao lado) o valor da velocidade do som no ar. 

a)      Como varia a velocidade do som no ar com a temperatura?

b)      Determina a distância estimada pela Natasha.

a) Pela tabela pode-se ver que quando a temperatura aumenta a velocidade também aumenta.

b) d = v x Δt

Converter a velocidade para m/s

1204,2 /3,6 = 334,5 m/s

d = 334,5 x 10

d = 3345 m

Temperatura

em

°C

Velocidade

do

som no ar em km/h

-10

1171,4

-5

1182,6

0

1193,4

+5

1204,2

+10

1215,0

+15

1225,8

+20

1237,0

 

30 responses to “A Natasha determina a que distância está a Trovoada

  1. Professor , No exercicio a) percebi que á medida que a temperatura aumenta a velocidade do som no ar é maior .
    Mas nao consegui perceber como é que faço para resolver o exercicio b)
    🙂

  2. josé miguel rodrigues

    no exercicio b) penso que 1º de tudo se tem de reduzir as horas para segundos. ou seja 1h=3600s.

  3. josé miguel rodrigues

    e divide-se 1204,2 por 3600.
    se for assim depois multiplica-se por 10(s) e ta feito… :p
    mas nao tenho a certeza

  4. Ana Rita Conceição

    No exercicio b) não compreendo como é que se faz??

  5. Ana Rita Conceição

    Obrigada, zé essa era a parte que não me kembrava. =)

  6. Professor !

  7. Na a) percebi que á medida que a temperatura sobe a volucidade do som no ar diminui , mas não consigo perceber como se faz a b)?

  8. josé miguel rodrigues

    n se divide por 3600 mas sim por 3.6

  9. Pois.. estava a achar a tua primeira sugestão um bocado confusa..

  10. Mas porque é que se divide por 3,6?
    Nós temos que usar a formula da velocidade ? :s

  11. Inês Ralha e Rita Agostinho

    porque é para passar para m/s percebes~^?

  12. oi malta esta cena e uma beka confusa

  13. Inês Ralha e Rita Agostinho

    porque é para passar para m/s percebes? :s

  14. Acho que já percebi.. Temos que fazer 1204,2 x 3,6=4335,12

    4335,12 x 10s =43351,2
    É assim professor ?! 🙂

  15. Temos que fazer 1204,2 x 3,6=4335,12

    4335,12 x 10s =43351,2
    É assim professor ?! 🙂

  16. ai chiça acho k ja percebo mais ou menos

  17. pois , tinha duvidas , mas com as vossas explicaç~es acho que já fiquei a perceber ..
    Mas é assim como a mariana disse ? .. :d

  18. professor , estou a tirar duvidas com, a mariana, surgiunos uma duvida no b) temos que passar a volucidade para metros por segundo , certo?

  19. Eu acho que já percebi , tinha dito uma coisa errada o valor (1204,2) nao se multiplica por 3,6 mas sim subtrai – se para passar para m/s
    E depois sim , se multiplica por 10s .

  20. *divide – se

  21. MAriana, nunca para se passar de m/s ou para km/h se subtrai ou soma-se .. só se multiplica para chegar ao km/h ou então divide.se para ficar em m/s

  22. acho que vou ter muitas dificuldades em fazer este teste .. estou super confusa .. mas fartei-me de estudar .. já copiei 4 vezes a materia .. faz fiz exercicios , e jali aquilo mntes de vezes .. :s

  23. Calma Beatriz.. !

  24. Eu depois corrigi por baixo (*divide – se)

  25. áh então já percebi o que voces estavam a explicar .. é que eu faç teste 1º .. Fico livre mais rapido .. mas tenho mesmo de tirar boa nota neste teste porque no outro não sei como nem pirque mas tive negativa

  26. Ok Mariana, mas eu pensava que querias substituir o multiplicar querida..

  27. que confusao!!! :S :S

  28. nao precebo nada XD

  29. prof agora teu de por um exercicio com o meu nome ok professor?

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