UMA DAS 10 EXPERIÊNCIAS MAIS BELAS DE SEMPRE

A decomposição da luz solar, realizada por I. Newton, é considerada uma das dez experiências mais belas de todos os tempos.

prism01

Esquema da experiência de Newton – A experiência crucial.

Através da associação de prismas Newton conseguiu decompor e recompor a luz branca. A decomposição é possível devido à refracção da luz. Quando a luz, que se propaga no ar, passa a propagar-se no vidro do prisma diz-se que se refractou. Associada à refracção ocorre mudança na direcção de propagação da luz. 

Na aula conseguimos esta fotografia com a ajuda do P. Charneca.

SNC00636

A luz que sofre menos desvio é a vermelha e a que sofre maior desvio é a violeta. 

Quando se diz que a luz branca é decomposta em sete cores não estamos a ser muito correctos. A luz branca decompõe-se em infinitas cores, que nós agrupamos em sete grupos: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Indigo e Violeta.

O Charneca, que é um rapaz de costas largas, quis ficar para a posteridade e cedeu as suas costas para alvo, e vejam só o que deu:

SNC00642A decomposição da luz nas costas do Charneca.

3 responses to “UMA DAS 10 EXPERIÊNCIAS MAIS BELAS DE SEMPRE

  1. eu sei que as minhas costas são grandes e muscoladas😄, e eu nao fui obrigado a fazer aquilo

  2. és o maior Pedro.

  3. o maior!!! eu sei eu sei😄

Deixe uma Resposta

