A Matéria

A matéria é tudo o que nos rodeia. Vamos começar por explorar a água, a substância onde surgiu a vida e que é essencial à vida. Quando olhamos para uma porção de água, sob o ponto de vista macroscópico, concluímos que tem um aspecto homogéneo, porque nos parece toda igual. Mas, se fizermos um Zoom imaginário até conseguirmos tamanhos próximos de 0,000000001 m  ou seja 10-9 m surgem as partículas que constituem a matéria, átomos de oxigénio e hidrogénio juntos (ligados) que formam moléculas de água. Como as moléculas de água são constituídas por dois tipos diferentes de átomos diz-se que a água é uma substância composta

 água

Com auxílio de dois lápis, fios de ligação, pilha e um copo com água podemos construir um voltâmetro caseiro para fazer a electrólise da água.

Quando se faz a electrólise da água conseguimos separar os átomos nas moléculas.

Nos bicos de carvão (grafite) do lápis estão a libertar-se, na água, bolhinhas. Estas bolhinhas são porções, no estado gasoso, de oxigénio e hidrogénio. Onde se observam mais bolhinhas significa que se está a libertar hidrogénio e onde se observam menos liberta-se oxigénio.

 electrolise

Os átomos reorganizaram-se e formaram duas novas substâncias simples constituídas por átomos de hidrogénio e por átomos de oxigénio.

Advertisements

2 responses to “A Matéria

  1. olá professor! a matéria que sai para o teste é a do perido todo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s